Fale conosco pelo WhatsApp

Oftalmologista Vinicius Vanzan

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mesma instituição em que fez sua especialização, o Dr. Vinícius Vanzan é um oftalmologista especializado em retina que oferece atendimento clínico e cirúrgico para as principais alterações que afetam o olho humano. Além disso, o profissional oferece exames que permitem avaliar a estrutura, anatomia e condições de saúde da retina, diagnosticando problemas e conduzindo o tratamento adequado.

Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, o Dr. Vanzan aprimorou seu conhecimento na área de retinologia na Universidade Federal Fluminense e na University of British Columbia (UBC), no Canadá. Além disso, o especialista tem diversos artigos e estudos publicados em sua área de atuação e, além de atender em sua clínica, atua como professor na UFRJ.

Quem é o médico oftalmologista?

O oftalmologista é um médico que se dedica a preservar a saúde ocular dos pacientes, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que afetam os olhos e a visão — um dos mais importantes sentidos do corpo humano. Uma vez que a maioria das informações recebidas pelas pessoas é visual, esta é uma especialidade que está diretamente ligada à qualidade de vida e ao bem-estar dos indivíduos.

Embora a maioria das pessoas lembre de se consultar com um oftalmologista apenas quando está com dificuldades para enxergar, a atuação deste profissional vai muito além da identificação de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Além desses populares distúrbios da visão, o especialista em saúde ocular está apto a identificar diversas outras alterações que afetam os olhos, bem como realizar procedimentos cirúrgicos para correção desses problemas.

Para se tornar oftalmologista, é preciso que o profissional seja formado em Medicina e em seguida faça uma especialização ou residência médica na área de Oftalmologia, tornando-se capacitado a realizar exames com intuito diagnóstico, além de pequenas cirurgias, intervenções corretivas específicas e atendimento ambulatorial. No caso do Dr. Vanzan, o especialista ainda fez uma subespecialização em retina.

Retinólogo: entenda o que faz a especialidade

Como o nome indica, o retinólogo é um médico oftalmologista que possui conhecimento específico sobre a retina e seus componentes. A retina é uma membrana localizada na parte interna dos olhos, sendo responsável por captar os estímulos luminosos e transformá-los em impulsos que chegarão ao cérebro, permitindo que o indivíduo enxergue as imagens. Trata-se de uma estrutura fundamental para a visão e que, ao sofrer danos, pode causar cegueira.

O retinólogo é, portanto, um profissional especializado no diagnóstico e tratamento de doenças e alterações que acometem a retina, garantindo a manutenção da visão e saúde ocular dos indivíduos. Algumas das principais enfermidades que afetam a retina e podem levar à perda parcial ou total da visão são as retinopatias, degeneração macular relacionada à idade, descolamento da retina e os tumores intraoculares.

Além disso, doenças sistêmicas (como diabetes e hipertensão), o processo natural de envelhecimento e a falta de atenção com a saúde podem fazer com que a retina apresente alterações como:

  • Degeneração;
  • Descolamento;
  • Hemorragia;
  • Isquemia;
  • Inflamação;
  • Alterações visuais.

O oftalmologista especializado em retina se responsabiliza por avaliar esses sintomas, realizar exames, diagnosticar o problema e apontar a metodologia terapêutica mais adequada para cada caso, sempre visando o melhor para a saúde ocular e qualidade de vida dos pacientes.

Quando procurar um oftalmologista?

Assim como acontece com todas as áreas da Medicina, a prevenção é sempre a melhor escolha para garantir a saúde ocular. Nesse sentido, as consultas regulares com o oftalmologista devem fazer parte dos cuidados periódicos relacionados à saúde geral, especialmente se o indivíduo for diabético ou hipertenso, tiver mais do que 40 anos de idade ou apresentar doenças hereditárias específicas. Outros importantes sinais que indicam a necessidade de consultar um especialista são:

  • Dificuldade para enxergar de perto ou de longe;
  • Fadiga ocular;
  • Ressecamento dos olhos;
  • Presença de pontos pretos na visão;
  • Dor nos olhos;
  • Embaçamento da visão;
  • Flashes de luz.

Como é o trabalho do Dr. Vinícius Vanzan?

A atuação do Dr. Vinícius Vanzan é totalmente focada nas necessidades individuais do paciente, e o profissional preza por um trabalho atencioso e detalhista. Para o oftalmologista, a qualidade do atendimento e o cuidado com as particularidades de cada pessoa devem ser sempre priorizadas. Para isso, o especialista faz suas consultas sempre com calma e equilíbrio, oferecendo total apoio ao paciente.

Embora seja especializado em retina, o Dr. Vanzan também realiza todos os procedimentos oftalmológicos gerais — diagnosticando problemas de visão e indicando a necessidade de óculos, por exemplo. No que diz respeito especificamente à retinologia, o trabalho do profissional inclui não apenas o tratamento de alterações que afetam esta estrutura, mas exames como o de fundo de olho, mapeamento de retina, angiografia fluorescente fluoresceínica e tomografia de coerência ótica.

Principais procedimentos oferecidos

O oftalmologista Dr. Vinícius Vanzan possui aprofundada experiência em cirurgias e procedimentos que visam restaurar ou preservar a saúde ocular dos pacientes. Os principais tratamentos realizados pelo especialista são:

Cirurgia de catarata

Consiste na retirada do cristalino ocular que se encontra com uma mancha opaca que prejudica a visão do paciente, substituindo a estrutura por uma lente artificial que permite restaurar a capacidade visual.

Vitrectomia

Remoção do humor vítreo e sua substituição por uma substância artificial que cumpre a mesma função. O procedimento pode ser indicado para casos de descolamento de retina, hemorragias, retinopatia diabética e outras alterações.

Injeção intravítrea

Aplicação de uma injeção medicamentosa diretamente na região interna do olho, ajudando principalmente no tratamento de alterações como retinopatia diabética, oclusões vasculares e doença macular relacionada à idade.

Laser de fotocoagulação

O procedimento consiste na cauterização da retina, sendo normalmente indicado para casos de retinopatia diabética, descolamento de retina e doenças vasculares de retina.

Todos esses procedimentos, assim como a avaliação oftalmológica que antecede a execução de cada um deles, são realizados sempre com responsabilidade e atenção às necessidades do paciente. O objetivo é sempre proporcionar um atendimento de excelência, que promova qualidade de vida e saúde aos indivíduos. Entre em contato e agende uma consulta para conhecer o trabalho do oftalmologista Dr. Vinícius Vanzan.

Oftamologia com toda Tecnologia e Segurança que você merece!

Ligue e agende sua consulta.

(21) 2672-1235