O oculista é um profissional técnico de óptica e de laboratório de produtos oftalmológicos, enquanto o oftalmologista é o médico responsável pela saúde ocular
É muito comum que as pessoas confundam o trabalho do médico oftalmologista com o do oculista, uma vez que ambos ajudam a cuidar do bom funcionamento dos olhos e da manutenção da visão. Porém, cada um desses profissionais tem uma função específica, e a formação deles é bastante diferente entre si, de modo que os dois tenham conhecimentos aprofundados justamente em sua área de atuação.
De maneira simplificada, o oftalmologista é o médico que cuida da saúde ocular, e sua atuação consiste no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam os olhos e a visão dos pacientes, preservando assim um dos mais importantes sentidos do corpo humano. O oculista, por sua vez, é o profissional que possui conhecimento técnico para interpretar corretamente o receituário oftalmológico para produzir a lente dos óculos.
Entenda melhor a formação e atuação de cada um desses profissionais!
Quem é e o que faz o médico oftalmologista?
O oftalmologista é um profissional que se formou em Medicina e fez especialização ou residência médica em Oftalmologia, tornando-se apto a diagnosticar, prevenir e tratar alterações que afetam a saúde ocular dos pacientes. Para identificar e sanar os principais distúrbios da visão, este médico solicita e realiza exames, além de executar pequenas cirurgias e demais intervenções corretivas necessárias.
Na oftalmologia, é possível ainda que o profissional faça subespecializações para aprofundar seu conhecimento em determinada estrutura do globo ocular, tratar doenças específicas ou realizar procedimentos que demandam uma técnica mais complexa. É o caso, por exemplo, do oftalmologista retinólogo, que é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a retina e seus componentes.
Quem é e o que faz o oculista?
O oculista é o profissional que possui conhecimento técnico para produzir e adaptar as lentes, montando, consertando e cuidando da manutenção dos óculos receitados por um oftalmologista. Este especialista não pode prescrever receitas médicas, mas está capacitado a interpretá-las para oferecer o melhor produto oftálmico ao paciente, orientando-o também na escolha do melhor tipo de lente e armação.
Enquanto o oftalmologista atua em consultório médico, o oculista normalmente trabalha em lojas especializadas em óculos de grau e laboratórios de produtos oftalmológicos. Quando uma pessoa precisa encomendar seus óculos, é este o profissional que recebe e interpreta o receituário e produz as lentes conforme a necessidade médica do paciente.
As principais funções do oculista, portanto, são:
- Interpretar corretamente a receita oftalmológica com prescrição de lentes corretivas (de grau);
- Produzir e adaptar as lentes conforme a necessidade do paciente;
- Montar e consertar os óculos;
- Oferecer manutenção para os óculos, quando necessário;
- Fornecer informações ao cliente no que diz respeito à melhor armação e lente para suas necessidades.
Dr. Vinícius Vanzan: oftalmologista especializado em retina
O Dr. Vinícius Vanzan é oftalmologista especializado em retina e, como tal, oferece diagnóstico e tratamento para doenças e alterações que acometem a retina — uma membrana que se responsabiliza por captar os estímulos luminosos e transformá-los em impulsos que chegarão ao cérebro e formarão as imagens. O profissional se responsabiliza por realizar exames, diagnosticar o problema e apontar a metodologia terapêutica mais adequada para cada caso.
Entre em contato e agende uma consulta com o oftalmologista Dr. Vinícius Vanzan.
Fontes:
Portal da Oftalmologia
Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Dr. Vinícius Vanzan