Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de Catarata

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Procedimento é recomendado para todos os casos de catarata que estejam comprometendo a visão do paciente, independentemente de sua idade

cirurgia de catarata é um procedimento que consiste na retirada do cristalino ocular (tecido translúcido que é considerado a “lente” do olho), quando esta estrutura deixou de ser transparente e apresente uma mancha opaca que prejudica a visão do paciente. A intervenção também inclui a implantação de uma lente sintética e transparente, permitindo assim a restauração da capacidade visual do indivíduo.

Também chamada de facectomia, a cirurgia de catarata pode ser recomendada para qualquer pessoa que tenha a visão prejudicada pela doença, independentemente do estágio da doença. Cabe a um médico especializado em oftalmologia avaliar as condições de saúde do paciente e entender como a condição está afetando suas tarefas do cotidiano, indicando a realização do procedimento com o intuito de promover qualidade de vida ao indivíduo.

O que é a catarata?

A catarata é uma doença ocular que se desenvolve de maneira progressiva, fazendo com que o cristalino fique gradualmente mais opaco e prejudicando a visão do paciente. O cristalino é uma estrutura que fica entre a íris e o humor vítreo, caracterizando-se por ser maleável, transparente e convexo, com grande elasticidade. Ele funciona como uma lente, e atua na regulação do foco dos objetos.

Com o envelhecimento natural do organismo, o cristalino pode perder sua transparência, causando prejuízo à visão e caracterizando a catarata. Esta é uma doença frequentemente apontada como um problema de saúde pública, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a alteração esteja associada a 51% dos casos de cegueira no mundo. Apesar disso, a condição pode ser revertida por meio da cirurgia de catarata.

Tipos de catarata

A catarata pode ser classificada entre senil, congênita, traumática e secundária. O primeiro tipo caracteriza a lesão associada ao envelhecimento, desenvolvendo-se geralmente após os 65 anos de idade e apresentando uma evolução lenta. A congênita, por sua vez, está presente desde o nascimento ou desenvolve-se nos primeiros meses de vida.

A catarata traumática está associada a acidentes, enquanto a secundária está associada ao estilo de vida do indivíduo. Este último tipo pode estar relacionado a doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, além de poder ser desencadeada pelo consumo excessivo de medicamentos ou bebidas alcoólicas.

Para saber mais a respeito da cirurgia de catarata e tirar suas dúvidas a respeito deste procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Vinícius Vanzan.

Fontes:

Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa;

Dr. Vinícius Vanzan.

Dr. Vinicius Vanzan

Dr. Vinicius Vanzan

Oftalmologista
CRM: 52-96207-4
RQE: 36354


Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mesma instituição em que fez sua especialização, o Dr. Vinicius Vanzan é um oftamologista especializado em retina que oferece atendimento clínico e cirúrgico para as principais alterações que afetam o olho humano.

Oftamologia com toda Tecnologia e Segurança que você merece!

Ligue e agende sua consulta.

(21) 2672-1235