Fale conosco pelo WhatsApp

Injeção Intravítrea

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Tratamento injeta a medicação diretamente no olho, garantindo maior eficiência do fármaco e menos efeitos colaterais ao organismo

Considerada um dos maiores avanços entre as técnicas para o tratamento de doenças que afetam a retina, a injeção intravítrea é um procedimento oftalmológico que consiste na aplicação de uma injeção diretamente na região interna do olho. Este é um procedimento que pode trazer inúmeras vantagens, uma vez que os medicamentos são injetados diretamente na região que está sendo tratada.

Embora pareça um tratamento doloroso e desconfortável, a aplicação da injeção intravítrea é bastante segura e praticamente não gera incômodo no paciente. A realização do procedimento é considerada bastante simples, demorando um total aproximado de apenas 5 minutos. Entenda melhor como funciona este tipo de intervenção e quais são suas principais indicações!

O que é a injeção intravítrea?

Conforme foi explicado, a injeção intravítrea é um recurso terapêutico em que são injetados medicamentos específicos diretamente no olho do paciente, com o intuito de tratar doenças que afetam a retina. Os fármacos são aplicados em uma região chamada humor vítreo, que fica na região interna do olho — entre o cristalino e a retina — e composto por uma substância gelatinosa, transparente e incolor que preenche o espaço do globo ocular.

É importante destacar que a administração de remédios por via ocular não é exatamente uma novidade no segmento da Oftalmologia, uma vez que antibióticos, antifúngicos e anti-inflamatórios são comumente aplicados no olho em formato de colírio. A injeção intravítrea é apontada como uma grande evolução porque utiliza as chamadas medicações antiangiogênicas, que interferem na neovascularização subretiniana.

Outros medicamentos que podem ser utilizados no procedimento são os corticoides, que atuam como anti-inflamatórios e reduzem a neovascularização do olho. Ambos os tipos de medicação são utilizados no procedimento com o intuito de interromper o surgimento de novos vasos sanguíneos, controlando assim muitas doenças que afetam a retina.

Para entender melhor sobre a injeção intravítrea e tirar suas dúvidas a respeito deste procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Vinícius Vanzan.

Fontes:

Hospital de Olhos de Sergipe;

Hospital de Olhos de Goiânia.

Dr. Vinicius Vanzan

Dr. Vinicius Vanzan

Oftalmologista
CRM: 52-96207-4
RQE: 36354


Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mesma instituição em que fez sua especialização, o Dr. Vinicius Vanzan é um oftamologista especializado em retina que oferece atendimento clínico e cirúrgico para as principais alterações que afetam o olho humano.

Oftamologia com toda Tecnologia e Segurança que você merece!

Ligue e agende sua consulta.

(21) 2672-1235